terça-feira, 14 de maio de 2019


Quem tem medo? Sobre medos e enfrentamentos.

Ter medo é algo natural, todo mundo tem um medo que a gente nem imagina, no entanto, não podemos ter medo do medo, enfrentar os medos pode ser a única forma de se livrar dele.

As crianças temem muitas coisas e ás vezes se envergonham disso, muitas vezes os adultos (e até mesmo outras crianças) reprimem ou tiram sarro, por considerar que são medos bobos. No entanto, o que elas nem sempre sabem é que nós adultos também temos medo, mesmo que não expressemos.
Reconhecer e enfrentar seus medos faz parte do processo de construção da criança, para desmistificar o medo utilizamos a maravilhosa coleção quem tem medo, da autora Ruth Rocha.

Com uma linguagem acessível e divertida a autora expõe vários tipos de medos, desde o medo do escuro até o medo de passar vergonha em público. As atividades foram realizadas nas disciplinas de artes, língua portuguesa e ensino religioso e renderam um aprendizado significativo, uma vez que, foi possível expor situações cotidianas a partir de aula dialógicas. Desse modo, o educador deixa de ser o único detentor do conhecimento, abrindo espaço para uma pedagogia transdisciplinar, em que os diversos conhecimentos e experiências se imbricam.

Sequência didática:
Apresentação dos textos.
Quem tem medo de que? Leitura compartilhada.

Quem tem medo do novo? Leitura individual.


Quem tem medo de dizer não? Leitura deleite no início da aula.


Quem tem medo de cachorro? Apresentação em SLIDES.


Quem tem medo do ridículo? Leitura deleite no fim da aula.


Quem tem medo de monstro? Leitura compartilhada em sala, leitura individual (empréstimo do livro para que os alunos levassem para casa e realizassem as tarefas referentes ao texto).




Produção textual:

“Eu tinha medo de escuro. Quando era menor tinha muito medo de escuro. Todas as pessoas têm medo de alguma coisa. Até a minha mãe tinha medo de alguma coisa e meu pai também. ” Ana Clara

“Bichos assustadores e de escuro e muito medo de cobra e de aranha. ” Ana Cristina

“Escuro, cobra, tenho medo de tudo isso. Eu tenho medo e enfrentei meu medo, do escuro não, quer dizer nenhum eu enfrentei haha.” Ana Júlia

“Nada. Eu tinha medo de bandido, mas é só se acalmar, se esconder ou chamar a polícia. ” Caio

“Monstros- Momo. Quando eu era pequeno tinha medo de tudo escuro, monstros, mas hoje não tenho mais medo, mas ainda tenho medo de algumas coisas, claro. ” Edson

“O menino tinha medo de cobra e foi picado um dia e a cobra tinha seu medo, era ser morta. ” Everlan

“Barata, cobra, lagartixa. Eu tenho medo de tudo isso, e eu não gosto de chegar perto de nada disso e não gosto de tocar. ” Isabela S

“Estranhos, cobra, morcegos, trovão, jacaré, leão, onça, tigre, tubarão, caranguejo, momo, lacraia, aranha, etc. Esta foi minha historinha do que eu tenho medo. ” Talyta

”Tem pessoas que tem medo de escuro, tem pessoas que tem medo de altura, tem pessoas que tem medo de cobra, tem pessoas que tem medo de aranha.” Jean

“Tenho medo de leão, o jeito que ele anda eu acho estranho ao mesmo tempo tenho medo. ” Ricardo
“Aranha, tubarão, caranguejo, barata, coruja, peixe vivo fora d’água, dragão. ” Mirella

“Cobra e de aranha. Eu tenho muito medo de quase tudo, eu não tenho medo só que eu tenho medo de barata e medo de pulga e tenho medo de morcego e medo de raio e de pitbull e de caranguejo.” Maria Y

“Aranha, porque um dia veio uma aranha na minha casa e era aquelas aranhas peludas e o pelo era venenoso e o pelo foi na minha irmãzinha e ela ficou doente, por isso, tenho medo de aranha e também porque ela é feia, assustadora, etc.” Maryana D

“Cobra, de barata e de escuro. Eu tenho medo de cobra, barata e escuro, não sei como perder o medo, e de lagartixa, sapo, trovão e minhoca. ” Mirelly

“Cobra. Um dia a minha tia estava grávida e ela foi picada por uma cobra e quando eu soube disso eu comecei a ter medo de cobra. ” Isabela F

“Ladrão. Meu medo começou quando eu tinha 5 anos, porque um homem entrou na chácara que eu moro, mas afinal de contas era pouco. Quando eu tinha 7 anos é que o meu medo aumentou, meu pai ficou sozinho em casa e eu, minha mãe e as minhas tias tinha ido comer fora e entrou dois ladrões dentro de casa, isso quando eu já morava na cidade e era cadeado que fechava o portão, um dos ladrões fechou o portão e o meu pai ponhou a chave embaixo da caixa, quando o ladrão foi abrir o portão fez muito barulho e o meu pai acordou e ele foi lá fora e os ladrões estavam apontando a arma pro meu pai. O meu pai fingiu que não viu e o meu pai foi até o portão e com medo de voltar pulou o portão e minha mãe ligou para a polícia, mas não veio ninguém lá e até hoje tenho muito medo de ladrão.” Milena


“Aranhas, gigantes e tubarões é o que eu tenho mais medo. Bom, só esses dois por enquanto. ” Felipe


Desenhos:
















Quem tem medo de dizer não? 
Ruth Rocha

A gente vive aprendendo 
A ser bonzinho, legal, 
A dizer que sim pra tudo, 
A ser sempre cordial...

A concordar, a ceder, 
A não causar confusão, 
A ser vaca-de-presépio 
Que não sabe dizer não!

Acontece todo dia, 
Pois eu mesma não escapo. 
De tanto ser boazinha, 
Tô sempre engolindo sapo...

Como coisas que não gosto, 
Faço coisas que não quero... 
Deste jeito, minha gente, 
Qualquer dia eu desespero...

Já comi pamonha e angu, 
Comi até dobradinha... 
Comi mingau de sagu 
Na casa de uma vizinha...

Comi fígado e espinafre, 
De medo de dizer não. 
Qualquer dia, sem querer, 
Vou ter de comer sabão!

Eu não sei me recusar, 
Quando me pedem um favor. 
Eu sei que não vou dar conta, 
Mas dizer não é um horror!

E no fim não faço nada 
E perco toda razão. 
Fico mal com todo mundo, 
Só consigo amolação.
Quando eu estudo a lição 
E o companheiro não estuda, 
Na hora da prova pede 
Que eu dê a ele uma ajuda

Embora ache desaforo, 
Eu não consigo negar... 
Meu Deus, como sou boazinha... 
Vivo só para ajudar...

Se alguém me pede que empreste 
O disco do meu agrado, 
Sabendo que não devolvem 
Ou que devolvem riscado...

Sou incapaz de negar, 
Mas fico muito infeliz... 
Qualquer um, se tiver jeito, 
Me leva pelo nariz...

Depois que eu estou na fila 
Pra pagar o supermercado, 
Já estou lá há muito tempo... 
Aparece um engraçado...

Seja jovem, seja velho, 
Se mete na minha frente, 
Mas eu nunca digo nada... 
Embora eu fique doente!
A gente sempre demora 
A entender esta questão. 
Às vezes custa um bocado 
Dizer simplesmente não!

Mas depois que você disse 
Você fica aliviada 
E o outro que lhe pediu 
É que fica atrapalhado...

Mas não vamos esquecer 
Que existe o "por outro lado"... 
Tudo tem direito e avesso, 
Que é meio desencontrado...

Quero saber dizer NÃO. 
Acho que é bom para mim. 
Mas não quero ser do contra... 
Também quero dizer SIM!

Autora:Ruth Rocha. Ilustrações: Mariana Massarani. Editora Cultura/SP. 2003.

Nenhum comentário:

Postar um comentário