quinta-feira, 23 de maio de 2019

Lembrança da contação de histórias em 24-11-17 na turma do PRÉ II D no EMEI Cecília Meireles


Em novembro de 2017 fui convidada pelo professor Flávio Penteado para contar histórias para a turma do Pré Fase II na EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Cecília Meireles, atividade que me proporcionou um momento mágico a partir de histórias fantásticas e um público maravilhoso!


Na época, eu escrevi esse pequeno relato para publicação no facebook da escola.

Contar histórias proporciona uma experiência incrível, tanto para quem conta, como para quem ouve. A contação de histórias na Educação Infantil é muito importante para a formação da criança, sendo objeto de pesquisas que apontam excelentes resultados no processo educacional. Como toda atividade realizada em sala de aula tem uma finalidade, seleciono histórias que possam educar e entreter, priorizando o segundo, já que é por meio da brincadeira que a criança aprende.
Contar histórias especialmente para crianças não é uma tarefa tão simples, primeiro acredito que essa é uma atividade muito séria, que exige planejamento e estudo, não podemos fazer a escolha aleatória de um livro e muito menos subestimar a capacidade das crianças, espera-se que elas interajam, isso muitas vezes nos leva a situações inusitadas, como ser corrigido pela criança. Há várias formas de contar histórias, eu optei por contar sem materiais de apoio (fantoches, roupas...) somente com o livro, em alguns momentos fazendo pausas para que elas comentem ou questionem, antes de iniciar seleciono algumas canções que antecedem a história, como se fosse um ritual, as crianças sabem quando inicia a hora do conto, porque nos sentamos, cantamos uma música...
      Considerando a semana da consciência negra, e sabendo que já havia sido realizados trabalhos com a turma em relação à temática, selecionei duas histórias “Bruna e a galinha d’angola” e “O cabelo de Lelê” em que as heroínas são meninas negras que buscam conhecer a história da África, e assim constroem suas identidades.
 Tive também o prazer de ler para as crianças a história “Lé o elefante de lata” da autora Marta Cocco, inserir no planejamento histórias de autores mato-grossenses sempre me trouxe bons resultados, essa foi a história em que mais houve interação. Nossa tarde, conforme planejado foi assim, entre músicas e histórias ampliamos nosso conhecimento. É sempre um privilégio contar histórias para crianças!

Bruna Evangelista - 25/11/2017















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