sábado, 27 de abril de 2019

O bom dragão - Santiago Villela Maques (Azulino é transformado em um dragão colorido)


“O dia voltou a clarear. E Azulino pôde continuar vivo. Mas Azulino ficou ainda muito triste. Agora ele era o único dragão do mundo. Sentia saudade dos irmãos, mesmo sabendo que eles tinham sido malvados. Com pena do Dragão Azul, o criador dos dragões levou Azulino para o céu. E, para não sentir mais saudade dos irmãos Vermelho, Amarelo e Verde, o bom dragão foi transformado em num dragão colorido. Agora, sim, ele estava feliz, com a cor de todos os dragões no corpo. Tem dia que ele sente falta dos amigos que deixou na Terra. Quando isso acontece, Azulino, o Dragão Colorido, desce para brincar (...)”.
O bom dragão, Santiago Villela Marques






Trabalho realizado com a turma do 3º ano B, da escola José Reinaldo de Oliveira.
Projeto de literatura - Literatura produzida em Mato Grosso.

O bom dragão é um conto infantil.  1º lugar no prêmio SESC Monteiro Lobato de conto infantil (2009). 
Azulino é um dragão diferente, ele se preocupa com os outros e tem de medo de machucar alguém, quando um ser muito poderoso se zanga com os dragões e decide acabar com eles, Azulino precisa demonstrar coragem para sair da caverna e mostrar que é diferente de seus irmãos, pois essa é a única forma de salvar sua espécie. 

Santiago Villela Marques é o pseudônimo de Paulo Sérgio Marques, natural de São Paulo-SP e residente em Mato Grosso. Publicou os livros de poesia Primeiro (2004), Outro(2008), Três tigres trêfegos, em coautoria com Juliana Roriz Aarestrup e Henrique Roriz Aarestrup Alves (2010), e Selvagem (2013); e os livros de contos Ângulo bi, em coautoria com Marcelina Oliveira, Paulo Sesar Pimentel e Gisele Mocci (2002), Correspondências (2012) e Sósias (2015). Algumas de suas obras obtiveram premiações nacionais como, dentre outros, o Prêmio Sesc Monteiro Lobato de Conto Infantil (1º lugar, em 2009 e em 2010), o Prêmio Sesc Machado de Assis de Contos (2º e 3º lugares, em 2009 e 2011, respectivamente), o Concurso de Contos de Ituiutaba Águas do Tijuco (1º lugar, em 2012) e o Prêmio Cataratas de Contos e Poesias (3º lugar, em 2015). 


































O projeto de literatura é um trabalho interdisciplinar. O conto o Bom Dragão foi utilizado como base para as atividades das disciplinas de artes, ensino religioso, língua portuguesa e história.

Artes: Produção artística relacionada ao conto, desenho livre e dirigido.
Ensino religioso: Valores, companheirismo; amizade; respeito e esperança.
Língua portuguesa: Produção textual, resumo e adaptação do conto.
História: Reconhecimento da história de Sinop, a partir da literatura produzida no município.





Nenhum comentário:

Postar um comentário